quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Rio+20: Daqui pra frente tudo tem que ser diferente



A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável-Rio+20 teve início dia 13 de junho e terminou no dia 22 de junho. Foi a maior conferência já realizada pela ONU. Aconteceu no Rio de Janeiro e contou com a participação de líderes do governo, dos setores privados, da sociedade civil, além de acadêmicos, jornalistas e o público em geral.

A abertura oficial da conferência ocorreu no dia 20 de junho, com a presença dos chefes de Estado. Durante a abertura, a presidente Dilma Rousseff defendeu o documento aprovado pelas 193 nações. “Foi um esforço de reconciliação para avançarmos em direção ao futuro que queremos. Mas não basta manter as conquistas do passado, temos que evoluir”, destaca a
 
Paralelo ao primeiro dia da reunião entre os chefes de Estado ocorreu a Marcha Global da Cúpula dos Povos. Segundo a Polícia Militar, cerca de 20 mil pessoas participaram da manifestação que reuniu diversificadas reivindicações. Os manifestantes cobraram um resultado concreto na aprovação do Rascunho Zero pelos chefes de Estado.
 
O segundo dia de reunião foi marcado por críticas dos líderes de Estado ao texto final da conferência ambiental. O presidente de Cuba, Raúl Castro; da França, François Hollande; do Uruguai, José Pepe Mujica; da Bolívia, Evo Morales e Rafael Correa do Equador se pronunciaram contra o que foi acordado. A ONU afirmou que mesmo com as críticas, não haverá alteração em nenhum dos parágrafos do documento final.

No último dia de conferência, a presidente Dilma Rousseff manteve a defesa ao documento e lembrou que o texto foi avalizado por representantes de 193 países e, portanto ninguém deveria apontar o dedo para ninguém.

A presidente deu fim à Rio+20 considerando a conferência um ponto de partida, de onde as nações devem avançar daqui pra frente.

2 comentários:

  1. O resultado final da Rio+20 certamente não foi satisfatório. Esperava se medidas mais expressivas e um maior interesse dos Estados em se comprometerem com a formulação do documento.
    Mas foi um começo mesmo, a passos de tartarugas, mas é um começo. Agora espero que isso evolua mais rapidamente, pois se continuar nessa velocidade, pobre de nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi mesmo, mas espero que eles sigam pelo menos parte do que foi combinado!!! ;)

      Excluir