quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Gíria: Viável ou não, eis a questão


A gíria se originou na maneira de falar de grupos marginalizados que não queriam que pessoas não pertencentes ao grupo entendessem a comunicação. Os jovens são um exemplo de grupo que se comunica através de expressões e palavras que só são entendidas entre os mesmos. “Gíria é uma forma de se diferenciar, acho que por isso que é usada mais por jovens, pois assim eles se destacam”, afirma Gabriela Chaves, 21 anos, estudante de Direito.

Para o auxiliar jurídico Carlos Paulo Araújo, 25 anos, gírias são expressões utilizadas para facilitar a comunicação entre as pessoas da mesma região, tribo e idade. “Utilizo com frequência, mas a utilização é viável somente com os amigos em ambiente descontraído, nada de usar em escritórios e ambientes mais sérios”, ressalta.

            Juliano Siqueira de Ávila, 23 anos, técnico em Tecnologia da Informação, acredita que as gírias atrapalham. “Você acostuma tanto a falar ‘errado’ que acaba escrevendo errado também. Já cheguei ao ponto de em um rascunho de redação, usar gíria sem perceber, e isso é ‘mals,né véi?’ ”, brinca.

           
Grupos sociais distintos têm seus "modos de falar". Esse é o caso de profissionais que se expressam por linguagem técnica de suas profissões.Vale ressaltar que “modos de falar” na comunicação entre pessoas de áreas profissionais são jargões, que muitas vezes se confundem com as gírias. De acordo com o dicionário Aurélio, "Jargão é o modo de falar específico de um grupo, geralmente ligado à profissão" e gíria é a “linguagem que, nascida em certo grupo social, termina estendendo-se à linguagem familiar”. Gíria e Jargão têm definições diferentes. 

 “Gíria é o ato de facilitar as palavras e torná-las mais compreensíveis. Retirando-as da norma culta e colocando numa norma oculta. São úteis desde que não sejam pejorativas e, portanto, devem ser usadas para uma melhor e mais fácil compreensão da Língua Portuguesa que sempre traz tantas regras, muitas vezes de difícil entendimento”, relata a professora de Educação Infantil Wanessa Martins Rocha, 23 anos. Ela admite que utiliza algumas gírias. “Faço uso das gírias quando estou com pessoas que também as utilizam, ou seja, entre amigos e família”, afirma.

“Quem nunca fez o uso da gíria na vida só pode estar de ‘caô’, comenta o estudante do Ensino Médio Pedro Henrique Souza, 18 anos, que admite utilizar com bastante frequência as gírias. “Uso até mesmo no trabalho, embora saiba que não seja viável, mas não consigo mesmo parar de utilizá-las”, confessa.

As gírias fazem parte da fala cotidiana e modificam o sentido de palavras, expressando as mais diversas ideias. Os meios de comunicação de massa tiveram grande influência na difusão das gírias no mundo e vêm sendo utilizadas em novelas, seriados e programas humorísticos.

8 comentários:

  1. Mermã, aqui no maranhão de dez palavras oito são gírias...kkk quem mudará isso?
    urubuzoiando - é curiar
    discranha - deu algo errado
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. amei o blog fofa! super lindo!me visite, sigo todos que me segue!

    ResponderExcluir
  3. Voltando para aradecer a visitinha e dizer que já estou seguindo! bjus ,se não for pedir de mais de um click em meus anúncios desde já agradeço! http://anavidadeestilista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. As gírias... elas nos perseguem. rs
    Sou monitora de português em um projeto do governo, e de cada dez palavras que meus alunos falam, pelo menos umas sete são gírias.
    Mas não tem como não acabarmos aderindo alguma, não é mesmo?! rs
    Adorei o blog. Passa lá pelo Sook depois.
    BjO

    ResponderExcluir
  5. demais seu post, mesmo! já tô seguindo viu?
    te convido a visitar o meu. acredite, você não vai se arrepender!
    muito sucesso com o blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. aliás, não tô seguindo não, porque não tô conseguindo :\

    ResponderExcluir
  7. Brigada *_* Ixi, o que será que aconteceu?? Tenta de novo depois, vou te seguir!!

    ResponderExcluir
  8. não tá aparecendo pra seguir, só aparece escrito 'seguidores' mas não aparece a caixa que a gente clica pra seguir e tal

    ResponderExcluir