sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Auriculoterapia: Orelha e seus pontos de cura

Foto: Thayse Lopes
Um tratamento da medicina tradicional chinesa têm chamado a atenção dos brasilienses. Com apenas um esparadrapo e sementes fixas em determinados pontos da orelha, a auriculoterapia promete curar e amenizar enfermidades. Desequilíbrios causados por estresse, insônia, depressão e retenção de líquidos são alguns dos problemas que podem ser tratados pelo método.
A fisioterapeuta Kelma Assunção explicou que a especialidade se encontra dentro da acupuntura e serve para equilibrar as energias. Segundo ela, a orelha é utilizada, porque nesta parte, há o formato de um feto de cabeça para baixo, onde é possível identificar cada parte do corpo a ser tratada. A especialista alerta que os resultados só podem ser percebidos, após dez sessões.
Auriculoterapia pode até auxiliar no emagrecimento. “O tratamento tem pontos para diminuir a fome e melhorar o funcionamento do intestino, mas não existe ponto de emagrecimento em si”, ressaltou Kelma Assunção. A nutricionista Patrícia Ribeiro apontou que unir a nutrição com o tratamento auricular traz melhores resultados. “Um complementa o outro e a auriculoterapia estimula o paciente”, disse.
A professora Rosileide Salim frequenta a auriculoterapia há dois anos e, para ela, o método é eficaz. “Com os pontos na orelha, meu apetite diminui, eu durmo melhor, fico mais relaxada”, contou. Já Rafaela Rauber foi pela segunda vez à consulta e disse que já percebeu resultados em alguns problemas, porém outros pioraram. Segundo Kelma Assunção, faz parte do tratamento. “Normalmente nas primeiras semanas os problemas pioram, para depois virem os resultados”, explicou.
Publicada no jornal Alô Brasília no dia 30/03/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário