sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

De volta a época medieval

Simulação de guerras medievais com a utilização de armas brancas. Essa é a proposta do Swordplay que chegou recentemente ao Brasil. Há quem considere que a prática seja um jogo, outros uma brincadeira e tem grupos que transformaram a idéia em esporte.

A equipe Aliança de Beufort, de Brasília, foi fundada em 2010 e é subdividida em quatro regiões: Sobradinho, Ceilândia, Asa Sul e Asa Norte. Segundo o professor de infantaria pesada, Pedro Henrique Antunes, o Swordplay seguiu pelo lado do esporte, porque melhora o condicionamento físico e o trabalho em equipe é fundamental. “Costumamos dizer que é uma prática cooperativa e competitiva”, disse. O professor ressaltou que eles tentam reproduzir exatamente o que ocorria na época medieval.

O grupo de Sobradinho, chamado Reino de Aversa, se reúne aos domingos a partir das 15 horas no Parque Ecológico dos Jequitibás. O professor de Katana, Eduardo Bruce, informou que não há limitações. “Qualquer um pode participar. Basta aparecer nos treinos”, ressaltou.

Dentro dos grupos, há uma hierarquia. “Você entra como novato, segue para a guarda de armas e vira da guarda, que é quando é obrigatório o uso dos trajes”, frisou Pedro Henrique Antunes. O professor ressaltou que todos os participantes são importantes, independente da categoria em que se encaixa.

Aprendendo

Antes de iniciar a batalha, os participantes passam por um treinamento. Cada um recebe um tipo de arma e se reúne com o professor especialista na respectiva arma para aprender os golpes. Elas são feitas de espuma e PVC para que ninguém se machuque.

Publicada no portal "E aí, leu" no dia 22 de agosto de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário